Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Os Fotógrafos da National Geographic

As fascinantes imagens da National Geographic Magazine tem deliciado e entusiasmado leitores ao longo de gerações. Mas deixe-nos apresentar-lhe as incríveis pessoas que estão por detrás das máquinas fotográficas.


• Steve McCurry, autor da fotografia da Afegã;
• David Allan Harvey
• David Doubilet autor da fotografia das barracudas, ele explica que para fotografar embaixo d’água tinha que levar várias câmeras por não conseguir trocar de filme e objetivas;
• Sam Abell
• Michael Nichols, autor da fotografia de Jane goodall com os chimpanzés.
• Joodi Cobb
• James Stanfield que fotografava no avião em pouso de emergência;

Neste vídeo os fotógrafo descrevem 'os espinhos' da sua profissão e as suas incríveis aventuras, contam os perigos que correm e a muitas vezes caótica vida que levam, por amor à sua arte. E mostra o inexcedível talento necessário para criar fotografias que fazem história, ao mesmo tempo que adquire uma fascinante e nova perspectiva do mundo através dos olhos de 'OS FOTÓGRAFOS'.

A revista National Geographic é conhecida pelas belíssimas fotos de natureza e lugares remotos que produz. Mas para que esse conteúdo chegue até o leitor, é preciso uma boa dose de coragem e perspicácia por parte dos fotógrafos, e nem sempre a situação acaba bem para eles. Vários infortúnios ocorreram com eles durante o trabalho. A lista inclui profissionais atacados por elefantes, mordidos por cobras, vítimas de malária, com hipotermia, esfaqueado e até mesmo presos.

A National Geographic não altera as imagens dos fotógrafos, eles já escolhem o profissional de acordo com a sua visão e estilo. Ser fotografo da National é um trabalho que exige paciência, persistência, pesquisas e caminhadas, os fotógrafos ficam doentes, enfrentam o clima, insetos, animais e carregam equipamentos pesados. Além disso, ainda tem o envolvimento emocional ao fotografar situações desumanas, a solidão em lugares distantes, mas apesar de toda a dificuldade os fotógrafos falam que têm o melhor emprego do mundo.

O filme mostra como é ir a um lugar totalmente desconhecido, com diferentes climas, origens, tradições e situações muitas vezes precárias ou até que oferecem riscos de vida. A luta e a dificuldade para sobreviver com os elementos como a malária, as temperaturas congelantes e os animais com raiva para conseguir as melhores imagens que todos nós nos deslumbramos quando vimos. Por isso devemos valorizar cada imagem, e analisar o que pode o artista ter passado para poder mostrar uma realidade que talvez nunca tivéssemos a oportunidade de vê-las.

O peso dos equipamentos, solução de questões burocráticas, envolvimento emocional... tudo isso são situações que complicam as expedições desses fotógrafos. Todas as dificuldades encontradas, no entanto, não são capazes de fazê-los desistir da sua profissão e afirmam, que para eles, é a melhor profissão do mundo.


Resenha do filme "Os fotógrafos da National Geographic"
Luan Ferla
Fernando Pires
Fotografia Ambiental
Ulbra 2012/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário