Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Uma Verdade Inconveniente

Neste documentário o democrata ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore apresenta uma análise da questão do aquecimento global decorrente das mudanças climáticas, trata sobre a evolução da sociedade e mostra os mitos e equívocos existentes em torno do tema e também possíveis saídas para que o planeta não passe por uma catástrofe climática nas próximas décadas. O aquecimento global e suas conseqüências são retratados de forma realista, de caráter informativo e ao mesmo tempo impactante. Este documentário produz vários sentimentos, dentre eles, impressionar, incomodar e causar espanto, mesmo que todos os dias possamos ver nos telejornais tais imagens do mundo inteiro.
Gore apresenta o principal foco do tema com dados factuais, que as calotas polares estão derretendo conseqüentemente a uma subida do nível médio das águas dos mares e oceanos havendo alteração da temperatura da água em todo o planeta, é certo que quando a temperatura da água aumenta, aumenta também a velocidade do vento e há mais evaporação, outro fator é o clima que vem apresentando mudanças drásticas de comportamento. Isso tudo resulta numa constância de furacões, tufões, tempestades, enchentes, terremotos, inundações, seca, praga de insetos e epidemias que aterrorizam a população mundial. Nos últimos anos tem-se verificado uma diminuição progressiva da camada de Ozônio, acentuando-se a destruição do buraco de Ozônio. Se a essa camada continuar a diminuir à superfície terrestre, poderá chegar a níveis elevados e perigosos de radiação ultravioleta, provocando efeitos negativos nas culturas agrícolas e queimaduras graves no seres vivos. O efeito no futuro será um caos político, econômico e social, enfatizando assim, a crise global. Essa conscientização gera uma reflexão: parte do problema poderia ser evitado, se aplicássemos uma série de mudanças em nossos hábitos diários. Para Al Gore todos nos somos responsáveis pelas mudanças do clima, uma vez que o ser humano, esta enchendo a atmosfera de poluição.
Outro relato feito por Al Gore é sobre os recursos naturais do planeta, da nossa biodiversidade, novos avanços tecnológicos que de um lado nos trouxe progressos na medicina, mas por outro lado veio a contribuir na devastação da natureza. Aqui vemos claramente a importância de tal tema, pois se destruímos a fauna e a flora, daqui a algum tempo as indústrias farmacêuticas, química e genética, estarão pagando trilhões de dólares para ter acesso a uma floresta que esteja em pé e o que será das patentes farmacêuticas que exploram os recursos genéticos brasileiros.
Diante de todo o exposto, em seu documentário Al Gore não procura apenas apontar problemas, explicá-los e deixar todos boquiabertos com a situação ambiental, ele procura também promover mudanças profundas, interiores, relacionadas aos valores morais, culturais e ideológicos das pessoas. Ele aponta o que podemos fazer, como comprar produtos recicláveis, biodegradáveis, como usar a água, a energia de forma sustentável, ou seja, se não acordarmos enquanto é tempo o que será das gerações futuras. Portanto, este documentário funciona como um alerta para a sociedade mundial, informando, esclarecendo a realidade, com a intenção de mostrar ao mundo a real condição do nosso planeta, bem como os motivos pelo qual a natureza vem sendo mais devastada a cada dia. A solução para este problema está nas atitudes que tomamos, seja ela grande ou pequena, temos que pensar nas conseqüências dos nossos atos. Este documentário de fácil compreensão serve para chamar a atenção não só das autoridades competentes que possam tomar as medidas necessárias para a resolução deste problema, como também de todos os indivíduos que habitam este planeta. Criar mais espaços verdes, plantar mais árvores de folha permanente, fazer mais campanhas de sensibilização, usar aparelhos que consomem menos energia e reciclar, todas essas são medidas que servem para mudar esta verdade inconveniente, para que os efeitos do mesmo não se tornem cada vez mais catastróficos.



Uma Verdade Inconveniente Resenha
Luan Ferla
Fernando Pires
Fotografia Ambiental
Ulbra 2012/2

Nenhum comentário:

Postar um comentário