Powered By Blogger

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

"O Negativo" e "A Cópia"

O Negativo
Ansel Adams

O livro é todo focado na fotografia preto e branco, fotografia analógica. Ajustes são feitos na revelação do negativo.Na fotografia analógica, você fotometra para as sombras.No entanto, ajustes na revelação que o livro aborda, devem ser feitos no editor de imagens; Revelação N -1. Ansel Adams fala sobre os tons da imagem e comenta: Estou convencido de que todos os fotógrafos, de qualquer corrente estética, “veem” a fotografia final de algum modo antes de completá-la, seja pela visualização consciente ou por qualquer outro método intuitivo. Também faz alguns alertas onde diz que é impossível em uma cópia fotográfica (cópia no papel) reproduzir a amplitude de brilho (luminâncias) da maioria dos objetos.


Ansel diz que: Por isso a fotografia é, em certa medida, uma interpretação dos tons do objeto. Muito da criatividade da fotografia está no infinito leque de escolhas aberto aos fotógrafos, que podem realizar uma representação quase literal do objeto ou interpretá-lo livremente, com alto grau de “afastamento da realidade”. Sub ou sobre-expor uma imagem, é uma escolha do fotógrafo, faça-o livremente. Mas o faça conscientemente, e sabendo que sua escolha alterará os tons da imagem.


No livro, encontramos dicas de como utilizar os tons na imagem. Resumirei as dicas:
Procure os tons extremos da escala (claros e escuros) mas, observe-os longe da certeza! Porque os tons não são exatamente pretos, ou exatamente brancos, e sim tons muito claros e muito escuros, citando a foto PB, o preto é um cinza muito escuro, e o branco é um cinza muito claro. Observe as combinações das cores, e como elas agem.


Nessa mesma cena, procure pelos tons médios. Use um cartão Kodak cinza 18% e o posicione perto dos tons médios. Posicione depois, este mesmo cartão nas sombras e depois nas áreas claras da imagem. Note como ele parece ser diferente. Posicione depois entre as duas áreas da imagem, tudo muda. Mas, a bem da verdade, nenhum tom realmente mudou, mas as combinações criam efeitos subjetivos.


Abstração da realidade, lentes e seus efeitos, áreas de sombras, áreas claras, tons, combinação de cores, tons médios, interpretação da cena, e como isso tudo combinado, resultará na foto que imaginou! Ansel Adams conclui a uma foto: “Ele não encontrou o fotômetro, mas fez a exposição baseada na conhecida luminosidade de Lua – 250 velas pé. O resto, como dizem é história.” .O livro também traz a descrição do método criado por Adams para calcular a luminosidade de uma foto: o Sistema de Zonas (Zone System). A maneira de controlar a distribuição de luz numa foto, proposta por Adams, é recurso útil para se fazer uma boa foto com qualquer equipamento ou tecnologia.




A cópia


Ansel Adams




O fotógrafo Ansel Adams desvenda a técnica que existe por trás de uma boa cópia fotográfica, desenvolvendo seu conceito de visualização: demonstrando a oportunidade de interpretar e expressar as informações do negativo e levá-las a visualização final.


No mesmo, aborda temas importantes, que ensina o fotógrafo a visualização de uma cena através da câmera, para chegar nos resultados finais da imagem, outro assunto que comenta é o laboratório e seus respectivos equipamentos, ou seja, descreve os equipamentos necessários como ampliadores, lâmpadas e lentes para concretizar a ampliação da fotografia.


Ansel descreve no livro, materiais para cópias, tipos de papeis fotográficos necessários para obter a qualidade e ainda fala dos tons das imagens e o que interfere nos resultados, como temperatura, interruptores e fixadores. A cópia transforma-se em um elemento da linguagem visual para Adams, então no livro , onde relata a cópia ideal, demonstra o controle de tons, exposição adequada para a ampliação final.


No final, explica como deve-se proceder para a cópia a longo prazo, dando detalhes para os retoques finais da cópia.
O Grande fotografo, Ansel Adams foi incentivador da criatividade que respeita e valoriza a livre manifestação individual, a leitura não só deste, mas de todos os livros de Ansel Adams é imprescindível para todos os fotógrafos.




Aluno: Luan Carraro Ferla
Disciplina: Fotografia Preto e Branco
Prof. Fernando Pires
Curso Superior de Tecnologia em Fotografia
Ulbra G2 / 2010-2


Nenhum comentário:

Postar um comentário